Você sabia que o cuidado com os dentes precisa começar na infância? Entenda!
Saúde Bucal

Você sabia que o cuidado com os dentes precisa começar na infância? Entenda!

Você já parou para pensar o quanto dos seus hábitos da infância persistem com você até hoje? É verdade que no decorrer da vida nosso hábitos mudam, assim como os gostos e as vontades, mas tudo o que aprendemos na infância acaba se refletindo na nossa vida adulta — e isso também funciona com a nossa saúde bucal.

Entenda por que o cuidado com os dentes na infância precisa ser levado a sério neste post!

Hábitos que serão levados para a vida

O momento da infância é uma época muito especial para os pais. Poder acompanhar o desenvolvimento e educar um ser humano é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade.

É no período da infância que os futuros adultos vão assimilar e aprender boa parte dos hábitos que terão quando crescidos. Sendo assim, é muito importante estimular hábitos saudáveis.

Quanto à saúde bucal, a principal contribuição que um adulto pode dar a uma criança é tornar a escovação uma prática divertida. Logo, faça de tudo para tornar esse momento prazeroso. Adquira escovas e cremes dentais coloridos, conte histórias… Certamente isso valerá a pena no futuro.

Cuidados com os dentes na infância

Os primeiros dentes de um indivíduo começam a surgir por volta dos seus 6 meses de vida. Eles continuam se desenvolvendo até mais ou menos os 6 anos de idade, que é quando costuma se iniciar a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes.

Muitas pessoas acreditam que os dentes não necessitam de tantos cuidados, uma vez que serão substituídos em breve, mas isso não é verdade. Esses dentes têm uma função muito importante para o desenvolvimento da mastigação, da fala e também para direcionar o posicionamento correto dos dentes permanentes.

Por isso, é muito importante manter a higienização correta e tratar de quaisquer distúrbios que possam aparecer.

Técnicas de higienização infantil

Como já vimos, estimular a criança a criar hábitos saudáveis de higienização bucal é muito importante nesse período da vida, mas se você ainda não sabe bem como fazer isso, confira algumas técnicas para aplicar em cada faixa etária.

Bebês (0 a 6 meses)

Aos 6 meses de idade é quando, em média, começam a nascer os dentes do bebê. Até lá, faça a higienização com um tecido umidificado a cada vez que o alimentar. Passe uma gaze ou um pano úmido na gengiva do bebê para retirar resíduos do leite.

Crianças pequenas (6 meses a 8 anos)

Nesse período inicial você deve ir gradualmente ensinando o seu filho a escovar os dentes sozinho. Isso não acontecerá tão rápido, mas é importante que você esteja próximo e sempre dando o exemplo. A partir dos 4 anos de idade você já pode deixar a criança tentar escovar os próprios dentes, mas é importante que um adulto faça a revisão depois, retirando os resíduos.

Essa prática é ótima para já gerar gosto na criança pelo hábito da escovação, embora a criança só vá estar apta a realmente escovar o sorriso sozinha por volta dos 8 anos de idade.

Crianças maiores (8 a 12 anos)

Nessa idade a criança já sabe escovar os dentes sozinha, portanto não há a necessidade de revisão da técnica em si. O importante aqui é monitorar se a criança está realmente fazendo a higienização após cada refeição e também controlar a alimentação, não permitindo que ela exagere nos carboidratos.

Gostou das dicas sobre o cuidado com os dentes na infância? Então curta a nossa página no Facebook! Assim, você fica por dentro dos nossos próximos conteúdos!

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This