Tratamento para cárie: por que ele é tão importante?
Saúde Bucal

Tratamento para cárie: por que ele é tão importante?

Você sabia que o tratamento para cárie é indispensável para garantir um sorriso bonito e saudável? O problema, que está relacionado à desmineralização do dente, ocorre quando ácidos produzidos por determinados tipos de bactérias corroem o esmalte dentário e a dentina, camada mais interna do dente.

Por esse motivo, resolvemos mostrar no post de hoje qual é importância de tratar os dentes cariados. Além disso, vamos falar como o tratamento funciona e como prevenir o problema desde a infância, evitando possíveis situações mais graves no futuro, como a necessidade de um tratamento de canal ou até mesmo a remoção do dente afetado. Se você tem interesse no assunto e deseja saber mais, continue com a leitura do artigo!

Quais são as causas do aparecimento de uma cárie?

As causas do aparecimento das cáries estão diretamente relacionadas com falta de higienização adequada, com o consumo excessivo de alimentos rico em açúcares e com o fato de a pessoa não ir com frequência a um profissional de qualidade.

Tudo isso favorece o surgimento de bactérias específicas que se acumulam nos dentes e formam a placa bacteriana (película incolor e pegajosa). Como já mencionamos, essas bactérias produzem ácidos quando entram em contato com os alimentos que são consumidos, que retiram os minerais dos dentes e destroem a camada de proteção dentária.

Qual é a importância de um tratamento para cárie?

O tratamento odontológico, além de assegurar a saúde e a beleza do seu sorriso, evita que problemas mais graves ocorram, se espalhem e atingem outras regiões do corpo, causando complicações ainda mais sérias, como a perda dentária, sensibilidade e infecções.

Como o procedimento ocorre?

Nos casos mais tradicionais, o tratamento de cárie consiste em uma obturação, realizada por um profissional, do dente afetado. Inicialmente, remove-se, com a ajuda de um gel papacárie, de um laser ou de uma broca dentária, a parte do dente que foi afetada.

Em seguida, é preciso raspar a região com um motorzinho ou limpar o dente com uma cureta, caso tenha sido utilizado o gel na etapa anterior. Depois, é importante colocar uma resina para cobrir o ”buraquinho” do dente e, na finalização, deve-se lixar a resina a fim de que a altura seja ajustada.

É válido citar que em casos mais particulares, são necessários procedimentos que também sejam mais específicos, como o tratamento de canal, utilizado em lesões dentárias profundas.

Como evitar o problema?

Desde a infância, é elementar escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente, reduzindo a quantidade de placas bacterianas na boca. Além disso, é interessante consumir quantidades menores de alimentos ricos em açúcares e amido, diminuindo a quantidade de ácidos produzidos por bactérias que causam a desmineralização do dente.

Também é de extrema importância frequentar um consultório odontológico com frequência, realizar limpezas e, se for indicado pelo profissional, utilizar cremes dental com flúor e enxaguantes bucais antibacterianos.

Pronto! Agora que você já viu como ocorre o tratamento para cárie e qual é a sua importância, assegure a saúde e a beleza do seu sorriso e vá agora mesmo em um consultório odontológico. Vale falar que essa também é uma maneira de ter mais bem-estar, autoestima e se destacar por um sorriso perfeito!

Se você gostou do post, entre em contato com a nossa empresa e aproveite os serviços que oferecemos a você. Até mais!

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This