Sorriso e autoestima: qual a relação entre eles?
Qualidade de vida

Sorriso e autoestima: qual a relação entre eles?

Você já parou para pensar que sorriso e autoestima estão conectados? É simples: não há como estar plenamente satisfeito consigo mesmo sem se sentir à vontade para sorrir.

Exibir, com confiança, dentes claros e alinhados faz bem para quem sorri e para todos que estão ao redor. Um belo sorriso, além de ser um sinal de saúde bucal, tem um grande impacto na vida social, seja em um encontro entre amigos ou uma entrevista de emprego.

Já deu para perceber que manter os cuidados bucais em dia é muito importante para levar uma vida mais completa e feliz? Continue lendo o post para saber mais sobre esse assunto!

Quais são os principais problemas bucais que afetam a autoestima?

Diversos problemas podem afetar a saúde da boca e dos dentes. Vamos conhecer aqueles que causam maior insatisfação com o sorriso.

Perda dentária

Algumas doenças periodontais e cáries, quando não tratadas, prejudicam a estrutura do dente. Quando isso acontece, pode ser necessária a extração.

Além disso, a redução no número de dentes também pode ser resultado de trauma e acometer pessoas de todas as idades. A consequência é um sorriso incompleto, que costuma causar bastante incômodo ao paciente.

Dentes desalinhados

Dentes que se desenvolvem na posição errada prejudicam muito a estética facial. Veja algumas possíveis causas para esse problema:

  • defeitos estruturais, como o tamanho dos dentes ou dos maxilares;

  • hábitos pouco saudáveis, como chupar o dedo ou respirar pela boca;

  • distúrbios ou doenças, como bruxismo ou desvio de septo.

Dentes escuros ou com manchas

Os dentes tendem a ficar naturalmente amarelados com o passar dos anos. Além disso, diversos alimentos e hábitos, como café e cigarro, aceleram ainda mais o processo de escurecimento.

Nem sempre é possível se livrar dos dentes escuros e manchados apenas com uma boa higiene bucal. Como consequência, a boca parece estar sempre suja e malcuidada, causando bastante desconforto.

Mau hálito

O mau hálito é um dos problemas de saúde mais embaraçosos que existem. De nada adianta ter um sorriso lindo e exalar um odor desagradável pela boca.

A maioria dos casos de mau hálito tem origem na boca e pode ser resolvida com bons hábitos de higiene. Entretanto, em alguns casos, a condição pode ser desencadeada por distúrbios digestivos ou infecções do trato respiratório.

Como a odontologia pode ajudar a resolver esses problemas?

O primeiro passo é consultar o dentista. O especialista avaliará cuidadosamente o caso para propor soluções. Há diversos tratamentos odontológicos que podem ser seguidos. Conheça alguns deles:

A correção das imperfeições bucais transforma vidas, devolvendo sorriso e autoestima, trazendo de volta a confiança, o bem-estar e a satisfação pessoal. Utilizando essas técnicas, é possível ter um sorriso bonito e livre de problemas que impactam tanto a estética quanto a saúde.

Gostou do post? Então, compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também saibam como sorriso e autoestima estão intimamente ligados.

 

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This