Quer ter um sorriso mais bonito? Confira 4 tipos de aparelhos!
Saúde Bucal

Quer ter um sorriso mais bonito? Confira 4 tipos de aparelhos!

Provavelmente você já deve saber que existem vários tipos de aparelhos dentários, não é verdade? Todos eles são utilizados para deixar o sorriso alinhado, saudável e muito mais bonito. No entanto, cada um possui uma função mais específica de acordo com a necessidade do paciente.

Vale mencionar que, a procura por um especialista é de extrema importância para analisar caso a caso, buscando sempre um resultado satisfatório.

Com base nisso, resolvemos apresentar os principais tipos de aparelhos que podem ser usados, garantindo a funcionalidade dos dentes e uma estética muito mais agradável. Se você tem interesse no assunto, continue com a leitura!

1. Autoligado

Bastante ágil e menos dolorido, o aparelho autoligado dispensa as ligaduras, popularmente conhecidas como borrachas, e utiliza apenas os próprios braquetes para prender o fio (arco).

Ele proporciona um tempo de tratamento reduzido e ao mesmo tempo diminui a frequência das manutenções ortodônticas.

Além disso, esse tipo de aparelho proporciona maior conforto, evita pequenos incômodos, como machucados e possui braquetes que são anatomicamente mais curvos.

Esse tratamento é indicado em todos os casos, entretanto ele trabalha especialmente bem em pacientes que necessitam de uma expansão da arcada, que possuem desalinhamento dos dentes e mordida cruzada.

2. Fixo estético

Feito com um material translúcido, o aparelho fixo estético está sendo cada vez mais sendo utilizado por pacientes que buscam um tratamento discreto, que querem se sentir mais confiantes e com um sorriso bonito ao longo do processo. Nele, os braquetes são feitos em safira, porcelana ou policarbonato.

Em geral, é um tipo indicado para pessoas que querem corrigir o mau posicionamento dentário e que buscam dentes alinhados e saudáveis, assim como os aparelhos fixos tradicionais, mas que, ao mesmo tempo, não abrem mão da estética e da aparência.

3. Invisalign

Considerado uma das novidades de tratamentos ortodônticos, o invisalign é bastante utilizado por pessoas que não optaram pelos tipos de aparelhos fixos, mas que ainda sim buscam corrigir problemas dentários.

O aparelho consiste em uma estrutura removível que é moldada de acordo com cada paciente através de uma tecnologia de computação tridimensional e que é desenvolvida com acetato transparente.

Ele deve ser utilizado diariamente, mas que tem que ser retirado para comer, beber e promover a higienização bucal. É indicado para corrigir todos os tipos de problemas dentários, desde os menores e mais simples até os casos mais complexos.

Ainda é válido citar que esse aparelho oferece visíveis vantagens, já que ele é praticamente invisível, não utiliza fios ou metais, é mais confortável, favorece a saúde das gengivas, é feito sob medida e é removível, assegurando muito mais comodidade.

4. Expansor palatino

Também chamado de “aparelho do céu da boca”, o expansor palatino é utilizado para expandir a arcada dentária superior, descruzando a mordida e ganhando espaço na região para que os dentes fiquem alinhados.

Geralmente, é indicado para pacientes que possuem falta de espaço para o correto posicionamento dentário. Os expansores podem ser fixos ou móveis, com parafusos ou molas, com ou sem acrílico, entretanto, tudo isso vai ser determinado por seu dentista.

5. Aparelho fixo

Popularmente chamado de aparelho de borrachinhas, o aparelho fixo é o mais antigo e, por isso, é bem conhecido. Além disso, ele é considerado um dos mais acessíveis, justamente por apresentar um custo menor.

Em sua estrutura, é possível encontrar os tradicionais braquetes, os fios metálicos e as borrachinhas, exigindo um cuidado maior com a higienização. Sua utilização é indicada em quase todos os casos, já que o aparelho é capaz de promover movimentos precisos e eficazes.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de aparelhos, consulte o seu dentista e veja qual é a melhor opção para você. Lembre-se de que é uma maneira para se destacar com um sorriso bonito, saudável e alinhado. Aproveite!

Gostou do nosso artigo de hoje? Então, veja algumas dicas para ter dentes mais brancos através de clareamentos em nossa outra publicação.

 

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This