Qual a importância do protetor bucal ao praticar atividade física?
Qualidade de vida

Qual a importância do protetor bucal ao praticar atividade física?

Antes de praticar qualquer esporte ou atividade física, é preciso pensar na segurança. E não estamos falando somente de joelheiras ou capacetes, mas da importância do protetor bucal.

Atletas profissionais, amadores, adultos e até crianças devem utilizar o protetor bucal. Mas por que é importante usar? Como ele funciona? Quais os tipos? Esclareça essas e outras dúvidas com a leitura deste post.

Por que devo usar o protetor bucal para me exercitar?

Todo mundo sabe dos benefícios do esporte e das atividades físicas para a saúde. Porém, pouca gente se preocupa com os riscos para a saúde bucal associados a essas práticas.

Dependendo da modalidade, há riscos de acidentes como pancadas e fraturas no rosto, o que pode afetar os dentes, língua e maxilar. Dentes quebrados, por exemplo, precisam passar por restauração e, muitas vezes, por tratamento de canal.

Outro problema que esses impactos podem ocasionar é a reabsorção da raiz do dente, situação que demora para ser descoberta. Um trauma na boca pode fazer com que essa raiz se retraia, chegando a um ponto de não conseguir mais sustentar o dente.

Também pode ocorrer escurecimento do dente mesmo muito tempo depois da ocorrência de algum impacto.

Por isso, a necessidade de usar o protetor bucal, um dispositivo intraoral removível, que se encaixa nos dentes e oferece proteção contra impactos.

Para qualquer esporte

É comum pensar que a precaução só vale para esportes como boxe, MMA e outros de combate. Negativo! É importante usar o protetor bucal para qualquer esporte ou atividade, como ciclismo, ginástica, musculação, corrida, futebol, basquete, skate, entre outros.

Ao se exercitar, a nossa tendência é de forçar a mandíbula e travar os dentes, o que pode causar desgastes em sua superfície, nas restaurações e, até mesmo, nos implantes e próteses.

Isso pode levar ao bruxismo e à DTM (disfunção temporomandibular), situação que pode trazer vários problemas, como as fortes dores de cabeça. Com o uso do protetor, você evita todas essas complicações.

Crianças

Para as crianças, o protetor pode ser usado na prática de esportes e até nas brincadeiras em grupo. Vai evitar dentes quebrados que, mesmo de leite, podem prejudicar o desenvolvimento dos permanentes.

Como o protetor bucal funciona?

O protetor é desenvolvido para absorver o impacto de choques com objetos, pancadas e quedas, que podem acontecer facilmente nos esportes e atividades físicas.

Seu uso proporciona proteção da mandíbula e estruturas da boca, como dentes, lábios, língua, bochechas e ossos. Previne ainda fraturas no queixo, quedas e desgastes nos dentes, problemas na ATM (articulação temporomandibular) e até lesões cerebrais.

O mais interessante é que além de proporcionar a segurança para atletas, o protetor bucal garante ainda uma respiração adequada e estabilidade nos movimentos, visto que deixa mandíbula corretamente posicionada. Tudo isso traz aumento no rendimento!

Tipo de protetores bucais

  • Protetores de estoque ou universais: são feitos em tamanho padrão, por isso são mais desconfortáveis, porque não se encaixam perfeitamente na boca. Encontrados em lojas de material esportivo;
  • protetores pré-fabricados: são encontrados nos tamanhos pequeno, médio e grande. Sua durabilidade é baixa, não é muito confortável. Nessa linha, existem os termoplásticos, confeccionados em silicone. Sua aplicação é feita após o objeto ser fervido em água. Também são vendidos em lojas de material esportivo;
  • protetores customizados: feitos pelo dentista sob medida para cada pessoa, de acordo com sua arcada dentária. Apresenta um encaixe perfeito e espessura adequada, o que traz conforto e não prejudica a respiração e fala. É o mais indicado.

É importante destacar que o dentista especialista em disfunção temporomandibular é o profissional da Odontologia que possui o conhecimento e técnicas específicas para instalar e trabalhar com o protetor bucal.

Agora você já sabe da importância do protetor bucal para a sua segurança na prática de esportes e exercícios físicos. Traumas na boca podem causar, além de problemas estéticos, graves problemas em seus dentes e disfunções na ATM. Fique atento e exercite-se sem comprometer o seu sorriso!

Este artigo foi esclarecedor para você? Tire outras dúvidas ou divida com a gente a sua experiência sobre o assunto, deixando seu comentário abaixo.

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This