O que é lente de contato dental?
Estética Bucal Qualidade de vida

O que é lente de contato dental?

Se você é o tipo de pessoa que fica incomodada com o seu sorriso, não precisa mais sofrer com isso! A estética pode ser alterada de uma forma mais rápida que você imagina. Quem tem dentes espaçados, mal posicionados ou qualquer outra irregularidade pode apostar na lente de contato dental como uma ótima alternativa para resolver o problema.

Não acredita? Entenda melhor sobre esse tratamento estético que é muito simples e revolucionário — e já é o queridinho dos famosos. Vamos lá?

O que é a lente de contato dental?

Essas lentes são lâminas de porcelana muito finas, feitas sob medida para cada paciente e aderidas sobre os dentes. São produzidas por uma impressora 3D, e tudo que o dentista precisa é de algumas horas para fazer a aderência das peças e transformar o sorriso.

Em um primeiro momento, é feito um molde da arcada dentária, e o profissional especializado trabalha na construção de uma lente que vai corrigir a cor, tamanho e posição dos dentes. Todo o processo é feito considerando o rosto, estilo de vida e necessidades pessoais de cada paciente.

Justamente por isso a avaliação de um profissional especializado é tão importante, pois ele é capaz de realizar um planejamento do tratamento mais adequado e personalizado para cada caso. Além disso, com uma análise criteriosa, ele consegue observar as indicações e limitações de cada paciente. 

Como o procedimento é feito?

Se você ficou interessado e quer garantir um sorriso mais bonito, é bom saber que a lente de contato dental pode ser uma ótima opção. A sua espessura é bem fina — normalmente fica entre 0,2 e 0,4 milímetros de espessura —, e ela lembra um pouco a lente de contato para olhos, por isso o nome é tão similar.

As lentes são aderidas com um adesivo líquido na superfície dental e, com poucas consultas, você consegue garantir um novo sorriso. Ou seja, o procedimento muitas vezes é indolor e não necessita de aplicação de anestesia. 

Qual o valor do investimento?

Garantir esse tipo de sorriso não é barato, mas o investimento é recompensador. É claro que os preços podem variar muito, dependendo do dentista, da cidade e das necessidades.

Como você deve imaginar, cada lente cobre um dente, mas isso não significa que você precise adotar o procedimento em todos eles. Se o seu objetivo é melhorar a estética, por exemplo, pode investir apenas nos que têm mais visibilidade. Consulte um profissional especializado para fazer uma avaliação do seu caso e indicar qual é o melhor caminho a seguir: um ou mais dentes.

Quais os benefícios desse modelo?

Confira algumas razões para adotar a lente de contato dental:

O procedimento não danifica o dente

A lente de contato dental não causa desgaste aos dentes naturais. Como são muito finas e produzidas com material de qualidade, não é necessário realizar nenhuma transformação nos dentes, que continuam saudáveis.

A lente de contato dental é mais resistente a manchas

As lentes não mancham à toa, então pode ser usada por pessoas que ingerem vinho, açaí e café com frequência. Ao contrário das facetas de porcelana, que são porosas, as lentes não permitem a impressão de pigmentos escuros.

Ainda assim, é bom tomar cuidado e adotar uma boa higiene; dessa forma você garante um sorriso bonito e branco por mais tempo!

A autoestima aumenta em função do sorriso mais bonito

Sentir-se seguro quanto ao seu sorriso abre portas e melhora a autoestima. É fácil notar uma rápida mudança de postura, quando pessoas com algum tipo de insegurança com os dentes passam a usar lentes de contato dental.

Depois de ler essa postagem e entender melhor o que é a lente de contato dental, não deixe de ponderar a possibilidade de adotar esse método. Os resultados são incríveis! Para continuar acompanhando esses e outros assuntos sobre a saúde dos dentes, não deixe de assinar a nossa newsletter.

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This