É possível corrigir corrigir o posicionamento dos dentes sem colocar aparelho fixo?
Estética Bucal Qualidade de vida

É possível corrigir corrigir o posicionamento dos dentes sem colocar aparelho fixo?

O aparelho fixo é, de longe, o tratamento mais comum para corrigir o desalinhamento dentário. Mas isso nem sempre agrada o público adulto, principalmente aqueles que trabalham com a própria imagem, pessoas que já passaram dos 40 ou 50 anos de idade ou quem possui uma rotina muito corrida e não têm tempo de ir ao dentista mensalmente para fazer a manutenção do aparelho.

Se você quer corrigir o posicionamento de seus dentes, mas não quer colocar aparelho fixo convencional — nem mesmo o estético de porcelana —, pode recorrer ao aparelho invisível, que corrige posicionamento dos dentes por meio de alinhadores transparentes. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura que falaremos a respeito!

O que são alinhadores transparentes?

Os alinhadores transparentes ou aparelhos invisíveis são placas de acetato transparente, moldadas de acordo com a arcada dentária de cada paciente. Por serem feitos sob medida, eles se encaixam com extrema perfeição, ficando praticamente imperceptíveis. 

Eles são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e da higienização bucal.

Como os alinhadores transparentes funcionam?

Assim como os aparelhos fixos convencionais, os alinhadores transparentes movem os dentes através do controle de força exercido sobre eles, até que estejam alinhados e posicionados de acordo com o objetivo do dentista e do paciente.

Esse sistema utiliza uma tecnologia 3D para desenvolver o plano de tratamento e também simular todas as etapas das correção a ser realizada. Cada alinhador é usado por um período em média de uma semana ou no máximo, duas. Após esse período, o paciente troca de placa, avançando para a próxima etapa.

Para que os resultados fiquem de acordo com o planejado, é imprescindível que a pessoa coopere e faça as trocas regularmente, conforme as orientações do seu dentista.

Em quais casos eles podem ser usados?

Os alinhadores transparentes podem ser usados por pessoas que não desejam usar o aparelho convencional. O tratamento corrige tanto problemas mais simples como desalinhamento dentário, espaço entre os dentes (diastema), má oclusão leve, até casos mais complexos.

Qual a idade ideal para se submeter ao tratamento?

Embora esse tipo de aparelho seja mais procurado pelo público adulto, crianças e adolescentes também podem se submeter ao tratamento. Afinal de contas, nem sempre o público mais jovem quer exibir um sorriso metalizado e não há uma idade mínima específica para o uso do aparelho invisível.

Qual a vantagem dos alinhadores transparentes em relação ao aparelho fixo?

São mais confortáveis e práticos, pois não possuem peças de metal. Além disso, o desconforto da força do aparelho durante o tratamento, também é bem menor quando comparado com aparelhos convencionais.

Há também a possibilidade de estender o intervalo das consultas, ideal para quem viaja bastante, principalmente a trabalho. Pelo fato de ser removido na hora das refeições, é mais higiênico, havendo menos aderências de resíduos alimentares.

Na maioria das vezes, o tratamento é mais rápido e o paciente consegue saber com alta precisão por quanto tempo terá que usar o aparelho. Isso porque ele pode acompanhar todo o planejamento do tratamento, que é feito por meio de um software 3D específico, que simula os efeitos das forças aplicadas pelos alinhadores. 

Assim, o software permite que o paciente visualize cada uma das etapas do tratamento antes mesmo do início do uso do aparelho.

O aparelho invisível é caro?

Isso depende do seu ponto de vista e do que você entende por caro. Se você partir do ponto de que vale a pena em seu bem-estar e autoestima, vai achar o custo do aparelho mais do que justo.

Mas, falando em valor financeiro, isso depende da região onde você mora e do profissional o qual você vai procurar. Em relação ao aparelho fixo, os valores de investimento costumam ser mais altos, mas compensam o custo-benefício.

Agora que você já sabe o que é um alinhador invisível, saiba quais são seus benefícios!

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This