6 dicas de saúde bucal que você não pode deixar de lado
Saúde Bucal

6 dicas de saúde bucal que você não pode deixar de lado

Todo mundo sabe que é extremamente importante cuidar dos dentes e de toda a boca para evitar qualquer tipo de complicação. Mas o problema é que nem todos seguem as mais básicas dicas de saúde bucal no dia a dia.

Então, acabam comprometendo a saúde como um todo, além da boa aparência do sorriso. Com isso, a autoestima também é afetada e até mesmo as relações pessoais e profissionais podem sofrer algumas consequências.

Em vista disso, não deixe de ler o post a seguir para aprender o que fazer para cuidar melhor do seu sorriso e ficar sempre satisfeito com ele.

1. Frequentar o dentista regularmente

Essa é a atitude primordial a ser tomada por todos aqueles que querem cuidar melhor da saúde bucal. Até porque é bastante comum que as pessoas fiquem adiando as consultas com o dentista por medo ou por acharem que não há nada de errado.

Mas na verdade é preciso que haja uma periodicidade nessas visitas, que devem ocorrer pelo menos duas vezes ao ano. Essa é uma regra geral, embora alguns casos necessitem de uma frequência maior — sobretudo quando o paciente já tem algum tipo de problema bucal.

A ajuda de um profissional especializado é muito importante, principalmente na ação preventiva de doenças periodontais, cáries, entre outras complicações. Portanto, se você é um desses pacientes que passam anos sem visitar o dentista, abandone já esse mau hábito!

2. Ter atenção com a higiene diária

Muitas pessoas reclamam que escovam os dentes todos os dias e ainda assim surgem problemas indesejáveis. Mas o que acontece, na maioria das vezes, é que o paciente pode não estar cuidando da higiene oral como deveria.

Por isso, a avaliação e as orientações dos dentistas são indispensáveis, ensinando cada um a escovar os dentes corretamente.

Após cada refeição é preciso dedicar um tempo à higienização da boca com atenção, seguindo as técnicas recomendadas e não esquecendo de nenhum espaço. Além disso, dormir sem escovar os dentes é um hábito que deve ser evitado. 

3. Usar o fio dental

Outro erro comum entre as pessoas é não ter o costume de passar o fio dental. Ele é o responsável por eliminar os resíduos de alimentos mais difíceis de alcançar, prevenindo o acúmulo de placa bacteriana, cáries, doenças gengivais, entre outras.

Logo, não pule essa parte e lembre-se de usar o fio dental no mínimo uma vez por dia!

4. Escovar a língua

Às vezes, a escovação entra em modo tão automático que nem percebemos algumas falhas cometidas diariamente. Entre elas está a de esquecer de escovar a língua, eliminando a saburra — uma camada branca de bactérias que se junta na região.

Portanto, fique atento a esse fator e não deixe que o mau hálito seja uma consequência da sua falta de atenção. Além de muito desagradável para a própria pessoa, o contato social pode ser bastante prejudicado pela halitose.

5. Trocar a escova de dente

A recomendação da maioria dos dentistas é escolher a escova de dente com as cerdas mais macias do mercado e trocá-la, em média, a cada três meses. Assim, ela estará sempre em bom estado para que a escovação seja eficaz.

Quando as escovas estão desgastadas, há maior risco de acumular bactérias e também a necessidade de empregar muita força na hora da escovação — o que pode causar retração gengival e a exposição da raiz do dente, gerando ainda sensibilidade e prejuízos estéticos.

6. Manter uma boa alimentação

Outro cuidado relevante é fazer boas escolhas alimentares para não prejudicar a saúde do sorriso. Alguns alimentos devem ser mais exceções do regras na sua rotina alimentar.

Por exemplo, deve-se evitar o excesso de doces e alimentos industrializados — cheios de açúcar, corantes e outros aditivos químicos, que aumentam a acidez da boca e favorecem a proliferação das bactérias e de problemas como as cáries.

Os alimentos muito ácidos, como limão ou abacaxi, também são prejudiciais em excesso pois causam a desmineralização do esmalte e aumentam a sensibilidade dentária.

E aí, gostou das dicas de saúde bucal? Não deixe de colocá-las em prática diariamente para manter o seu sorriso bonito e saudável! Se ainda restou alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário!

Sobre o autor

Odontologia Íntegra

Deixar comentário.

Share This